sexta-feira, 30 de março de 2012

Epistemologia

Vasco Moretto 1 - O projeto político pedagógico e a gestão democrática.



Por que o professor deve "provocar" o aluno? Por que é importante a representação de mundo e não, a descrição dele?





Comentário sobre a aula de ontem: Prezados alunos, ontem discutimos questões muito difíceis da educação como um todo, não apenas da educação superior. São males crônicos, complexos, difíceis, que, em um país que não prioriza a educação, demoram a sofrer mudanças positivas, pois dependem,de um lado, de vontade política, por exemplo, e de outro lado, de comprometimento do povo, povo este despreparado para se desfazer da sua indolência e assumir posicionamentos firmes, necessários às mudanças de qualidade. Quero afirmar também que a educação de ontem não é a educação de hoje e nem será a educação de amanhã, porque, como vimos, precisamos de um novo modelo educacional que atenda ao mundo em mutação em que vivemos. Quero alertá-los de que não há, atualmente, respostas para todos os questionamentos, mas o "verdadeiro" professor não desiste, ele age como um jardineiro, que, ao debater com seus alunos, planta sementes, que, no caso específico da educação, irão germinar num futuro ainda distante. Infelizmente, acidentes de percurso vão acontecer, até que se chegue a um modelo mais apropriado, mas esta é a nossa função, instigar o diálogo nos alunos para que as ideias se multipliquem a um ponto tal que a mudança seja iminente.

10 comentários:

Isnaldo e Ricardo disse...

Porque deve haver uma troca de informações, não defendendo a idéia de que existem verdades absolutas, a visão representativa tem constantes mudanças e não se restringe a apenas um conceito preestabelecido.

Ildemar e Marcos disse...

Porque o professor deve promover a meditação, discusão mediante a uma reação de estimulo do estudante para dar o melhor de si.
Porque os conceitos mudam.

Vilson / Guilherme disse...

Para aguçar o pensamento crítico do aluno, instigar a percepção e pesquisa provocando a formação de opnião consistente voltada para o aprendizado contínuo.
A visão e o entendimento do mundo é dependente da forma como o aluno associa suas necessidades e objetivos comunitário (sociedade).

Giliarde disse...

A provocação do aluno deve ser "instigada" para incentivar a capacidade intelectual do mesmo. A representação poderá demonstrar a visão global de determinados assuntos e conteúdos e não apenas o que o próprio aluno pensa ou tem a sua vontade própria de se expressar.

dinor disse...

O prof° deve provocar o aluno, para estimular a crítica sobre o assunto abordado, fazer com que ele entenda o mundo em que está(compreenda a evolução), e não somente aceite o mundo;

robson / eriberto disse...

nâo colocaria como "provocar" e sim instigar seu censo crítico e que demonstre e desenvolva suas habilidades.

ademir disse...

o professor provocando o aluno vai fazer com que o aluno saia do comodismo, nos dias atuais principalmente os jovens sente-se os donos da informação, se ele sentir-se perturbado pelo desafio, poderá criar o espirito criativo do estudante.

Sandro / Marcelo disse...

Criar o senso critico

Carlo/Dani Everson/Jussara disse...

O termo "provocar" seria no sentido de formação de nível adulto, onde deve - se incentivá - lo ao porque das coisas e não ao decorar as informações. No entanto, é necessário que o aluno receba primeiro uma formação conceitual. Depois disso, ele terá a possibilidade de resolver um problema real.
A representação é mais importante que a descrição porque os padrões mudam conforme os avanços da ciência e tecnologia. No entanto, no ensino profissional, em alguns momentos é necessário dizer exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito, para garantir a segurança e o funcionamento.

Andrei e Romeu disse...

Andrei e Romeu - Com a indagação ao aluno, o mesmo será induzido a pensar, a raciocinar sobre o assunto. O aluno procurará a resposta.
A representação das coisas e ou fatos é uma forma de dar ao aluno dinamismo, de fazê-lo raciocinar, de que ele pode aprimorar a sua forma de ver as coisas e ou fatos.
Porém, não cremos que isto pode ser aplicado a tudo, em determinados assuntos, é importante definir o certo e o errado.